Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

terça-feira, 19 de julho de 2011

BIOMOLÉCULAS-ÁLCOOIS E ÁCIDOS GRAXOS

 

A Bioquímica estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, animais e vegetais, os compostos bioquímicos e sua importância industrial.

Os compostos bioquímicos estão divididos em três classes:

1. Lípidios: ésteres (ceras) ou triésteres (óleos e gorduras);

2. Hidratos de carbono ou carboidratos: açucares simples ou monossacarídeos (como glicose e frutose) e até os mais complexos ou polissacarídeos ( como amido e celulose );

3. proteínas: poliamidas, formadas pela condensação de alfa-aminoácidos.

ÁLCOOIS GRAXOS

Os álcoois graxos são álcoois com mais de 8 átomos de carbono na cadeia, que geralmente é linear. Compostos com essas características, que apresentam 16 ou mais átomos de carbono na cadeia, são denominados álcoois graxos superiores. Os álcoois graxos saturados mais importantes são:

- Octílico: C8H17OH

- Decílico: C10H21OH

- Laurílico: C12H23OH

- Miristílico: C14H29OH

- Cetílico: C16H33OH

- Estearílico: C18H35OH

Os álcoois graxos são usados como solventes para graxas, ceras, gomas, pomadas de uso farmacêutico, aditivos para óleos lubrificantes e como tensoativos não iônicos para obtenção de emulsões de óleo em água.

ÁCIDOS GRAXOS

De um modo genérico são denominados ácidos graxos todos os ácidos obtidos a partir de óleos e gorduras animais ou vegetais. Os ácidos graxos são compostos monocarboxílicos, ou seja, que apresentam um grupo (- COOH), terminal, com um total de 4 a 22 átomos de carbono.

Os ácidos graxos saturados mais importantes são:

- Butírico: C4H8O2

- Láurico: C12H24O2

- Palmítico: C16H32O2

- Esteárico: C18H36O2

Questões

1. A classe de compostos utilizada na indústria química como solventes para graxas, na fabricação de ceras, gomas, pomadas de uso farmacêutico e aditivos para óleos lubrificantes e como tensoativos não iônicos para obtenção de emulsões de óleo em água é a dos:

a) ácidos graxos

b) hidrocarbonetos

c) lipídios

d) álcoois graxos

e) hidratos de carbono.

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações