Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

terça-feira, 27 de março de 2012

Produção do Conhecimento–Prática 2

Ciência
A palavra ciência tem origem no latim scientia e significa conhecimento, ou seja, um saber que se adquire pela leitura e meditação, instrução, erudição, sabedoria (FERREIRA, 2004). Saviani (2000, P: 19), ao falar sobre a importância dos gregos para a contextualização do conhecimento, explica:
Em grego, temos três palavras referidas ao fenômeno do conhecimento: doxa, sofia e episteme. Doxa significa opinião, isto é, o saber próprio do senso comum, o conhecimento espontâneo ligado diretamente à experiência cotidiana, um claro-escuro, misto de verdade e de erro. Sofia é a sabedoria fundada numa longa experiência de vida. É nesse sentido que se diz que os velhos são sábios e que os jovens devem ouvir os seus conselhos. Finalmente, episteme significa ciência, isto é, o conhecimento metódico e sistematizado.
O conhecimento nada mais é do que o produto das relações humanas com a natureza e com os próprios homens em busca da apreensão de determinadas realidades, sendo, portanto, um processo estritamente humano.

Texto completo em PDF: Capítulo 1: Introdução à produção do Conhecimento

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações