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REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TC “4” 9ª INTEGRAIS E OLIMPICAS

MATERIAL DE LABORATÓRIO

1. Estabeleça as correlações entre as várias vidrarias do laboratório e seus usos:

I - Balão volumétrico

II - Erlenmeyer

Ill - Bureta

IV - Condensador

V – Funil de decantação.

Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas:

a) ( V ) II e III podem ser usados em titulações

b) ( F ) Nas destilações, usamos o I.

c) ( F ) V é usado nas filtrações comuns.

d) ( V ) É indispensável o uso do IV na destilação fracionada.

e) ( V ) Para pipetar, usamos o III.

 

2. Dentre os seguintes utensílios de laboratório, qual deles é um frasco de Kitassato?

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Gabarito: E

 

3. Em relação às pipetas “graduadas” e “volumétricas” é correto afirmar que:

a) A pipeta graduada não deve ser utilizada para medir volumes de líquidos transparentes.

b) A pipeta volumétrica só deve ser utilizada para medir volumes fixos de líquidos coloridos.

c) A pipeta graduada é utilizada para medir volumes fixos de líquidos que não sejam voláteis.

d) A pipeta graduada é utilizada. para medidas precisas de volumes variáveis de líquidos.

e) A pipeta volumétrica de 25,0 ml de capacidade pode ser utilizada para medir corretamente um líquido.

 

4. Em relação às atividades experimentais em um laboratório de química, é incorreto o seguinte procedimento.

a) Utilizar o funil de decantação para separar a água do óleo.

b) Utilizar a cápsula de porcelana, quando se pretende aquecer tubos de ensaio em temperaturas moderadas.

c) Utilizar a proveta para medir quantidades variáveis de líquidos.

d) Utilizar a estufa na secagem de substâncias.


5. Questão relacionada aos materiais de laboratório. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

a)( F ) A garra de condensador é utilizada para segurar tubos de ensaios durante aquecimentos.

b)( F ) A cápsula de porcelana é utilizada para medir volumes de líquidos.

c)( V ) O funil de decantação é usado para separar líquidos imiscíveis,

d)( F ) Tubo de ensaio é utilizado junto com o Kitassato, na filtração.

e)( V ) A bureta é empregada para medições precisas de volumes líquidos.


6. Observe as figuras I, II, e III.

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Os materiais de vidro utilizados em laboratório químico são respectivamente:

a) Erlenmeyer, béquer, condensador.

b) Destilador, béquer, bureta.

c) Kitassato, proveta, pipeta.

d) Erlenmeyer, Kitassato, condensador.

e) Proveta, Kitassato, pipeta.

 

7. Uma das operações básicas em laboratórios químicos é a medida de volume das soluções. Qual dos materiais a seguir você utilizaria para medir corretamente um determinado volume de solução?

a) Almofariz

b) Balão de fundo chato

c) Pipeta

d) Erlenmeyer

e) Béquer

 

8. Para se realizar uma titulação, são necessárias as seguintes vidrarias:

a) Bureta, pipeta e balão.

b) Vidro de relógio, pipeta e dessecador.

c) Condensador, balão e erlenmeyer.

d) Condensador, funil e béquer.

e) Funil, béquer e erlenmeyer.

9. Para se montar um aparelho de destilação simples no laboratório, usam-se entre outros os seguintes materiais:

a) Condensador, tela de amianto e cadinho de porcelana.

b) vidro de relógio, espátula e bico de Bunsen.

c) Funil analítico, bureta e balão de destilação.

d) condensador, tela de amianto e balão de destilação.

e) Bico de Bunsen, condensador e balão volumétrico.


10. Considerando os materiais de laboratório representados na figura, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

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a) O material (I) é utilizado na separação de misturas heterogêneas líquido-líquido.

b) O material (II) é denominado condensador e é utilizado na destilação.

c) O material (III) é denominado erlenmeyer.

d) O material (IV) é denominado balão de fundo chato.

e) O material (V) é denominado Kitassato e é utilizado na filtração a vácuo.

 

11. A água potável de boa qualidade é fundamental para a saúde e o bem estar humano. Entretanto, a maioria da população mundial ainda não tem acesso a este bem essencial. Mais do que isto, existem estudos que apontam para uma escassez cada vez mais acentuada de água para a produção de alimentos, desenvolvimento econômico e proteção de ecossistemas naturais. Para exercer tais atividades, especialistas estimam que o consumo mínimo de água per capita deva ser de pelo menos 1000 m3 por ano. Cerca de 30 países, em sua maioria localizados no continente africano, já se encontram abaixo deste valor. Com o rápido crescimento populacional, acredita-se que inúmeras outras localidades deverão atingir esta categoria no futuro próximo. Várias regiões do planeta (Pequim, Cidade do México, Nova Deli e Recife, no Brasil) estão acima desse valor devido à exploração de águas subterrâneas (NEBEL WRIGHT, Environmental Science, 2000).

A figura a seguir representa o ciclo hidrológico na terra. Nela estão representados processos naturais que a água sofre em seu ciclo. (adaptado de Qnes Ed. especial – Maio 2001- Cadernos Temáticos).

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NÃO ESTÁ CORRETO o que se afirma em

(A)Considerando que as nuvens são formadas por minúsculas gotículas de água, as mudanças de estado físico que ocorrem nos processos 1 e 2 são evaporação e condensação, respectivamente.

(B)Quando o processo 1 está ocorrendo, o principal tipo de ligação que está sendo rompido é a ligação de hidrogênio.

(C)Os processos de evaporação das águas oceânicas (1) e da precipitação (4), onde ocorrem rompimentos de ligações covalentes, são os principais responsáveis pela reposição da água doce encontrada no planeta.

(D)As plantas participam do ciclo hidrológico pelo processo 3, que corresponde à transpiração, processo bastante intenso na região da Amazônia brasileira.

(E)Em regiões rochosas, durante o processo de infiltração, sais de cálcio e magnésio são dissolvidos na água; esta característica leva à denominação de água dura.

 

12. A figura representa o ciclo da água na natureza, que envolve um conjunto de processos cíclicos, como o da evaporação e o da condensação.

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A análise da figura, com base nos estados físicos da matéria, permite concluir a única alternativa correta é

(A)A evaporação da água tem como consequência o aumento do volume de rios e de mares.

(B)As águas superficiais, na biosfera, são consideradas minerais porque contêm uma variedade muito grande de sais.

(C)O processo de formação de nuvens constitui uma transformação química.

(D)A água pura, ao atingir o ponto de ebulição, entra em decomposição.

(E)A formação da água de chuva é o resultado do fenômeno de condensação.

 

12. Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases estufa.

II. destruição da camada de ozônio.

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas.

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em

(A)I, II e III, apenas.

(B)II e III, apenas.

(C)I e IV, apenas.

(D)I, II, III e IV.

(E)II e IV, apenas.

 

13. Sobre os gases CFC e outros gases que podem destruir a camada de ozônio, assinale a alternativa correta.

(A)Os gases CFC são instáveis e degradam-se com liberação de O3, que atua como filtro da radiação UV-B.

(B)O cloro proveniente dos gases CFC ataca e destrói a molécula de ozônio, que é o agente protetor contra as radiações UV.

(C)Os gases hálons usados nos sistemas de refrigeração, propulsão e combate a incêndio podem escapar para a troposfera, destruindo o carbono da camada de ozônio.

(D)O bromoclorotrifluormetano é um exemplo de gás hálon que contribui para a destruição da camada de ozônio.

(E)O buraco da camada de ozônio acentua-se no inverno, quando o cloro preso nas nuvens de gelo sobre o pólo Sul se desprende.

 

14. O ozônio, O3, está normalmente presente na estratosfera e oferece proteção contra a radiação ultravioleta do sol, prejudicial aos organismos vivos. O desaparecimento de ozônio na estratosfera é conseqüência, assim se admite, da decomposição do O3 catalisada por átomos de cloro. Os átomos de cloro presentes na estratosfera provêm principalmente

(A)da decomposição dos clorofluorcarbonos usados em sistemas de refrigeração, propelentes de aerossóis domésticos, etc.

(B)das indústrias que fazem a eletrólise do NaCl(aq) para a produção de gás Cl2.

(C)da evaporação da água do mar, que arrasta grande quantidade de íons cloreto.

(D)do processo de branqueamento de polpa de celulose, que usa componentes clorados.

(E)dos alvejantes domésticos que têm grande quantidade de cloro ativo.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PRÁTICA I: Fiosofia e História da Educação.

Na apresentação do texto 1 teremos a história  da educação Antiga e Medieval. O texto está hospedado no site do slideshare, faça cadastro gratuito e baixe o texto completo. Para todos um bom estudo.

LINK: EDUCAÇÃO ANTIGA E MEDIEVAL - TEXTO COMPLETO EM PDF

Dando continuidade ao nosso assunto: FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, estou postando aqui a segunda parte do nosso texto, que trata da educação no período do Renascimento. Acessem o link abaixo e visualizem o texto.

LINK: EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO RENASCIMENTO

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

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