Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NITRILAS E ISONITRILAS

NITRILAS
São compostos contendo o grupo -CN. O ácido cianídrico (HCN) pode ser considerado a nitrila mais simples, o que originou o nome cianetos para as demais. Os nomes são feitos ou com a terminação nitrila ou com a palavra cianeto. As nitrilas alifáticas com até 14 átomos de carbono são líquidos insolúveis em água. Elas são muito tóxicas, se bem que menos que o HCN. Uma nitrila insaturada importante é a acrilonitrila (CH2=CH-CN), muito usada na fabricação de polímeros acrílicos como as lãs sintéticas denominadas orlon, apropriadas para a confecção de agasalhos e cobertores.

BAIXE O SLIDE: NITRILA(O)

ISONITRILAS
Isonitrilas (ou isocianetos, ou carbilaminas) são compostos contendo o grupo (-NC). As isonitrilas são isômeras das nitrilas, porém menos estáveis que elas. Os nomes são feitos ou com a terminação carbilamina ou com a palavra isocianeto. As isonitrilas mais simples são líquidos incolores, pouco solúveis em água, muito tóxicos e de cheiro extremamente desagradável.

BAIXE O SLIDE: ISONITRILA(O)



quinta-feira, 5 de maio de 2016

ENEM - PROPRIEDADES FÍSICAS

1). Considerando as forças intermoleculares formadoras das moléculas abaixo, indique o item correto:
a) a ordem crescente de pontos de fusão é 1, 2 e 3.
b) 2 apresenta ponto de fusão maior que 1 e 2.
c) 2 é formado por dipolos permanentes.
d) 1 e 3 são formados por ligações de hidrogênio.
e) somente 2 é formado por ligação de hidrogênio.

2). Em uma tabela de propriedades físicas de compostos orgânicos foram encontrados os dados abaixo para compostos de cadeia linear I, II, IlI e IV. Esses compostos o etanol, heptano, hexano e propan-1-ol, não necessariamente nessa ordem.
Os compostos I, II, III e IV são, respectivamente:
a) etanol, heptano, hexano e propan- 1-ol.
b) heptano, etanol, propan-1-ol e hexano.
c) propan-1-ol, etanol, heptano e hexano.
d) hexano, etanol, propan-l-ol e heptano.
e) hexano, propan-1-ol, etanol e heptano.

3). "Trem descarrila, derrama produtos químicos e deixa a cidade sem água"
Acidente envolvendo trem da Ferrovia Centro-Atlântica que transportava produtos químicos de Camaçari (SA) a Paulínia (SP) causou, na madrugada desta terça-feira, em Uberaba (472 km de Belo Horizonte), explosão, incêndio e derramamento de substâncias tóxicas no córrego Congonhas, afluente do único rio que abastece a cidade mineira. O fornecimento de água foi cortado por tempo indeterminado na cidade de 260 mil habitantes. A composição tinha três locomotivas e 33 vagões. Dos 18 vagões que tombaram, oito transportavam 381 toneladas de metanol: cinco, 245 toneladas de octanol: dois, 94 toneladas de isobutanol e três, 147 toneladas de cloreto de potássio.
Com relação às substâncias mencionadas no texto acima são feitas as seguintes afirmações:
I. Todas são substâncias pouco solúveis em água.
II.O metanol é extremamente tóxico e sua ingestão pode causar cegueira e até morte.
III. o cloreto de potássio os átomos se unem por ligações iônicas.
IV. Dentre os álcoois, o que apresenta menor ponto de ebulição é o octanol.
V. Isobutanol é um álcool secundário presente em todas as bebidas alcoólicas.
Dessas afirmações, apenas
a) I e II são corretas.                d) III, IV e V são corretas.
b) III e IV são corretas.            e) II e III são corretas.
c) I, III e V são corretas.

4). Após identificar a presença de álcool etílico, H3C-CH2-OH, em amostras de leite cru refrigerado usado por uma empresa na produção de leite longa vida e de requeijão, fiscais da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recomendaram que os lotes irregulares dos produtos fossem recolhidos das prateleiras dos supermercados, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o Ministério, a presença de álcool etílico no leite cru refrigerado pode mascarar a adição irregular de água no produto.
Essa fraude não é facilmente percebida em virtude da grande solubilidade desse composto em água, pois ocorrem interações do tipo
a) dipolo-dipolo.                  d) ligações de hidrogênio.
b) íon-dipolo.                      e) dispersão de London.
c) dipolo instantâneo-dipolo induzido.

5). (Fuvest-SP)Os pontos de ebulição, sob pressão de 1 atm, da propanona, da butanona, da pentan-3-ona e da hexan-3-ona são, respectivamente, 56°C, 80 ºC, 101°C e 124°C.
a) Escreva as fórmulas estruturais dessas substâncias.
b) Estabeleça uma relação entre as estruturas e os pontos de ebulição.

6). Uma forma de evitar a poluição ambiental causada pelo descarte de óleo de cozinha usado é reaproveitá-lo para produzir sabões, que são sais de ácidos carboxílicos. Para tanto, faz-se reagir o óleo com solução aquosa fortemente alcalina de NaOH e/ou KOH. Nessa reação, conhecida como reação de saponificação, forma-se também um outro produto que é o
a) sal de cozinha.
b) gás natural.
c) glicerol.
d) etanol.
e) formol.



ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações